A cerveja é com toda a certeza uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo, e o Brasil não é exceção. O país é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e também dos Estados Unidos.
Conteúdo
ToggleO consumo de cerveja no Brasil tem crescido nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como por exemplo, o aumento da renda da população, a globalização e também pela popularização de cervejas artesanais.
Mas quais os tipos de cerveja preferidos pelos brasileiros?
De acordo com dados da Cervejaria Ambev, o consumo per capita de cerveja no Brasil foi de 67,9 litros em 2023. Isso representa um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.
O consumo de cerveja no Brasil é mais popular entre os homens do que entre as mulheres. Em 2023, o consumo per capita de cerveja entre os homens foi de 89,2 litros, enquanto entre as mulheres foi de 46,5 litros.
O consumo da nossa bebida favorita também é mais popular nas regiões sul e sudeste do Brasil. Em 2023, por exemplo, o consumo per capita de cerveja nas regiões sul e sudeste foi de 77,5 litros e 76,7 litros, respectivamente.
A China é o maior consumidor mundial de cerveja, bem como o maior produtor. No consumo, seguem-se os Estados Unidos e o Brasil. Se analisarmos, per capita, a República Checa é a primeira da lista.
A preferência dos brasileiros por cervejas leves e refrescantes
A preferência dos brasileiros por cervejas leves e refrescantes é um reflexo do clima tropical do país. As cervejas do tipo Pilsen, que são leves e de coloração clara, são as mais populares no Brasil.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Cervejaria Ambev, as cinco cervejas mais vendidas no Brasil em 2023 foram:
- Heineken
- Skol
- Brahma
- Budweiser
- Itaipava
Todas essas cervejas são do tipo Pilsen, com exceção da Budweiser, que é do tipo American Lager.
Outros estilos de cerveja populares no Brasil
Além das Pilsen, outros estilos de cerveja também são populares no Brasil, como:
- IPAs (India Pale Ales): as IPAs são cervejas de alta fermentação, com alto teor de amargor. São populares entre os consumidores que apreciam cervejas mais fortes e com sabores mais complexos.
- Weissbiers (cervejas de trigo): as Weissbiers são cervejas de alta fermentação, feitas com trigo malteado. São cervejas leves e refrescantes, com notas de banana e cravo.
- Stouts e Porters: as Stouts e Porters são cervejas escuras, de alta fermentação. São cervejas com sabores intensos e complexos, que podem ser harmonizadas com pratos de carne, queijos e sobremesas.
O crescimento das cervejas artesanais
Nos últimos anos, o mercado de cervejas artesanais no Brasil vem crescendo de forma significativa. As cervejas artesanais são produzidas em pequenas quantidades, com ingredientes selecionados e processos de produção mais artesanais.
As cervejas artesanais oferecem uma maior variedade de sabores e estilos do que as cervejas convencionais. Elas são produzidas com ingredientes frescos e naturais, e muitas vezes são fermentadas com leveduras especiais.
Elas são uma ótima opção para os consumidores que buscam sabores mais complexos e únicos. Também são uma ótima opção para harmonizar com diferentes tipos de comida.
Não há dúvidas, de que o Brasil é um país com uma rica cultura cervejeira. Os brasileiros apreciam cervejas leves e refrescantes, mas também estão abertos a experimentar novos sabores e estilos.
O crescimento do mercado de cervejas artesanais no Brasil é um reflexo da crescente demanda por cervejas de qualidade e com sabores mais complexos.
Você também é adepto do lema: Beba menos, mas beba melhor?
Conta pra gente nos comentários, qual seu tipo de cerveja favorito? Você sabia quais os tipos de cerveja preferidos pelos brasileiros?